Eloisa Rodrigues, jornalista da Record TV Cabo Verde

“Acho que a CCPJ deveria realizar encontros com a classe jornalística e, principalmente, com os estudantes universitários desta área, para melhor dar a conhecer esta Comissão e quais as suas atribuições. Também acho que deviam tornar público os relatórios das atividades realizadas, assim como fazer um balanço trimestral, ou semestral, sobre o desempenho da Comissão.

Sei que é um órgão que reúne, com uma certa regularidade, para analisar, conceder, renovar e, também, suspender, em situação de incompatibilidade, a Carteira dos jornalistas.

Os membros deste órgão devem zelar para que os jornalistas e equiparados exerçam, em condições legais, as suas funções e também fiscalizar se o Estatuto do Jornalista está a ser cumprido. 

Pelo que sei, a esta Comissão compete ainda realizar visitas aos órgãos de comunicação social, no sentido de analisar se tudo está em conformidade com o estipulado, uma missão que tem de ser colocada em prática e na qual sugiro agilidade, para uma maior aproximação entre a CCPJ e a classe jornalística”.