
Abertas candidaturas para o Prémio Nacional de Jornalismo 2025, anuncia AJOC
Cada candidato pode concorrer com até dois trabalhos, segundo o regulamento do PNJ.
“Encontram-se abertas desde a passada sexta-feira, dia 17, as candidaturas para mais uma edição do Prémio Nacional de Jornalismo, PNJ. A informação é avançada em comunicado pela Associação dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) que informa que as candidaturas vão até 28 de fevereiro.
Segundo a nota de imprensa, podem concorrer jornalistas profissionais com trabalhos redigidos em português ou língua cabo-verdiana, sendo que são aceites peças publicadas em primeira edição no território nacional entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2024, incluindo artigos de fundo, entrevistas, reportagens e trabalhos de investigação.
Quanto aos temas abordados devem estar alinhados aos objetivos do artigo 3.º da Resolução nº 95/2013 que são a promoção dos valores da liberdade e da democracia, cidadania, empreendedorismo, solidariedade social, preservação do meio ambiente, promoção da saúde e de hábitos saudáveis, educação para a cidadania e economia social.
Cada candidato pode inscrever até dois trabalhos, abrangendo todas as categorias do PNJ (rádio, imprensa e televisão).
As candidaturas são avaliadas por um corpo de jurados do PNJ que é composto pelo presidente da AJOC, Geremias Furtado, pela jornalista e escritora Marilene Pereira, pelo jornalista e docente universitário Silvino Évora, pelo sociólogo e professor universitário Nardi Sousa e pelo docente universitário Wlodziemierz Szymaniak.
O corpo de jurados vai avaliar os trabalhos com base na qualidade técnica e relevância, cumprimento dos objetivos do PNJ; originalidade e criatividade, profundidade na abordagem do tema; adaptação da narrativa ao meio escolhido; pertinência e atualidade, especialmente para trabalhos investigativos; e impacto potencial, repercussões na mudança de comportamento individual e coletivo.
O PNJ tem como prémio pecuniário 1500 contos, distribuído igualmente entre as três categorias, ou seja, 500 contos por categoria, além de estatuetas e certificados de reconhecimento, mas os valores são sujeitos a descontos legais.
Os trabalhos podem ser enviados por email, pelo correio ou entregues pessoalmente na sede da associação na cidade da Praia.
A cerimónia de entrega do PNJ acontece no âmbito da comemoração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa que assinala a 3 de maio.”