Composição

A atual equipa da Comissão da Carteira Profissional do Jornalista (CCPJ), eleita para o mandato 2022-2025, é composta por:

  • Ângela Rodrigues (Presidente)
  • Nélio dos Santos (Secretário)
  • Elizabete Dias (Secretária Adjunta)
  • António Monteiro (Secretário Adjunto)
  • Daniel Almeida
  • Anatólio Lima
  • Gisela Coelho

Eleição dos representantes dos jornalistas do audiovisual e da imprensa escrita

Os jornalistas Nélio dos Santos, candidato a membro efetivo da Comissão da Carteira Profissional do Jornalista, em representação dos jornalistas do Setor Audiovisual, tendo como suplente José António dos Reis, e Daniel Almeida, candidato a membro efetivo da Comissão da Carteira Profissional do Jornalista, em representação dos jornalistas do Setor da Imprensa Escrita, tendo como suplente Alexandre Semedo, foram reeleitos por sufrágio universal.

Os jornalistas e equiparados cabo-verdianos, com carteira profissional válida, foram chamados às urnas no dia 19 de março de 2022, para votarem nos seus representantes na Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, conforme o artigo 9º do Regulamento da Carteira Profissional do Jornalista.

Nélio dos Santos foi eleito com 57 votos a favor e 1 contra e Daniel Almeida foi igualmente eleito com 56 votos a favor e 3 contra.

Para a eleição do representante dos jornalistas do Setor Audiovisual foram registados 2 votos em branco e 1 nulo.

Já em relação à eleição do representante dos jornalistas da Imprensa Escrita houve 2 votos em branco.

A participação nesta jornada eleitoral foi ligeiramente superior à registada na eleição anterior de 2018.

Escolha do representante da Imprensa Escrita

No dia 05 de março do ano de 2022, compareceram na sede da CCPJ, nas instalações da Casa da Imprensa, na Travessa do Mercado, no Plateau, Cidade da Praia, Cristina Morais do Balai Cabo Verde, Daniel Almeida do jornal A Nação e António Monteiro do jornal Expresso das Ilhas.

Os representantes da Inforpress, Agência Lusa, A Semana e O País comunicaram atempadamente que não poderiam estar presentes no encontro marcado.

Os presentes escolheram assim António Monteiro do Expresso das Ilhas como o representante da Imprensa Escrita, para o próximo mandato 2022-2025, na CCPJ.

Escolha do representante dos operadores de Televisão

A Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) concluiu no dia 24 de março de 2022, o processo de composição dos seus membros com a designação dos representantes dos operadores de Radiodifusão Sonora e de Televisão na CCPJ.

Na sequência da segunda convocatória, feita exclusivamente para o efeito, a TCV designou o jornalista Odair Santos.

Porém, após contactado telefonicamente, sem sucesso, quer pela Presidente, quer pelo Secretário cessante da CCPJ, a sua participação tornou-se inviável.

Da reunião marcada para a designação do representante dos operadores de televisão apenas se encontrava presente a jornalista Elizabete Dias, em representação da Record Cabo Verde, mandatada para indicar o próprio nome.

Face à indicação da Elizabete Dias e à ausência do representante da TCV e dos representantes das demais televisões, a CCPJ deliberou por unanimidade, nos termos do artigo 10º, n.º 1 do Regulamento da Carteira Profissional de Jornalista aprovado pelo Decreto-Lei n.º 52/2004 de 20 de Dezembro, reconduzir a Elizabete Dias como representante dos Operadores de Televisão na CCPJ, sustentada na posição de que a sede e as reuniões mensais são  na Praia, conforme o disposto nos artigos 7º, n.º 1 e 12º, n.º 3 do Regulamento da Comissão de Carteira Profissional do Jornalista, e, ainda, porque não há previsão da realização de reuniões hibridas (online e presencial) para além de constrangimentos orçamentais e técnicos para se alcançar tais reuniões.

Escolha do representante dos operadores de Radiodifusão Sonora

Dentre os operadores de radiodifusão compareceram na sede da CCPJ, os representantes da Rádio de Cabo Verde, na pessoa do jornalista Anatólio Lima, e da Rádio Morabeza, representada por procuração pelo jornalista António Monteiro, na presença de um dos membros desta Comissão.

Cada um dos órgãos indicou como seu representante na CCPJ, respectivamente Anatólio Lima e Nuno Andrade Ferreira.

Face o empate e sustentada a posição de que a Sede e as reuniões mensais são na Praia, conforme o disposto nos artigos 7º, n.º 1 e 12º, n.º 3 do Regulamento da Comissão de Carteira Profissional do Jornalista aprovado pelo Decreto-Lei n.º 52/2004 de 20 de Dezembro, António Monteiro não se opôs à designação definitiva de Anatólio Lima como o representante dos operadores de radiodifusão na CCPJ, em detrimento de Nuno Andrade Ferreira que se encontra em São Vicente.

CSMJ e AJOC reconduzem os seus representantes na CCPJ

O Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ) comunicou no dia 14 de março de 2022, através do ofício nº 012/GP/2022, que reconduziu a Magistrada Ângela Rodrigues para mais um mandato na CCPJ, que por força legal é quem preside a Comissão da Carteira Profissional do Jornalista.

Também no dia 18 de março de 2022, o presidente da Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC), Geremias Furtado, comunicou que a AJOC decidiu pela continuidade da jornalista Gisela Coelho como a sua representante da CCPJ.